-
Arquitetos: Chartier-Corbasson Architects
- Ano: 2024
-
Fotografias:Yves Marchand, Romain Meffre, Hervé Piraud
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto faz parte do OnE, que inclui uma reabilitação completa da área ao redor da Torre Eiffel, desde a École Militaire até a Place du Trocadéro. O projeto abrange a reabilitação de um túnel subterrâneo localizado sob a Avenue des États-Unis, nos Jardins do Trocadéro. Esse túnel, que antes era usado como depósito pelos serviços de limpeza da Cidade de Paris, tem uma rica história, evidenciada pelos muitos fragmentos com nomes e estados dos Estados Unidos, datados entre 1944 e 1945.
A estrutura original foi projetada na década de 1930 e faz parte de um conjunto de construções em concreto rosa texturizado (Arquiteto Roger Lardat, 1937) localizadas em ambos os lados dos Jardins do Trocadéro. O projeto usa a tipologia do túnel para criar um espaço externo e bem ventilado, adequado para seu uso. A intervenção se restringe à adição de um único material, o aço inoxidável, que compõe toda a intervenção, tornando-a claramente visível. Em contraste, os materiais existentes (paredes de calçada e concreto rosa) se destacam e são realçados pelo tratamento da iluminação artificial.
Toda a estrutura existente passou por uma restauração minuciosa: as cúpulas de vidro foram recriadas com blocos de vidro de dimensões e texturas específicas; as pedras que decoram os túneis foram recolocadas uma a uma; o concreto rosa desgastado foi limpo com hidrojateamento. Em seguida, foi feita uma limpeza com demolição parcial do concreto e exposição das armações para permitir a aplicação de novo concreto, que foi finalizado com jateamento para uniformizar a superfície.
Como o projeto está localizado sob uma via muito movimentada onde ônibus turísticos estacionam, o estresse significativo nas juntas de dilatação no nível da estrada nos levou a optar por uma solução de recuperação da água infiltrada a partir do interior. Calhas internas, feitas de aço inoxidável, foram projetadas e estendem-se para dentro dos forros, onde estão ocultas pela iluminação artificial indireta. Na fachada, uma grade deslizante de aço Corten, que é escultórica e inclui assentos para espera, fecha o espaço.
Reforma da Fonte de Varsóvia - Junto com a renovação do Túnel Leste, foi realizada a reforma da Fonte de Varsóvia, localizada abaixo da praça do Trocadéro. A fonte também foi construída em 1937 pelos arquitetos Henri Expert, Paul Maître e Adolphe Thiers.